Pesquisadores e empresas de todo o mundo estão buscando alternativas para acelerar o processo de compostagem, a partir de estudos sobre os fatores que afetam a velocidade de compostagem. Hoje temos máquinas de compostagem automática, que transformam o lixo orgânico em composto para menos de 24h.

Na compostagem de lixo orgânico, o tempo de transformação da matéria orgânica em composto leva cerca de 4 meses. A adição de minhocas ao processo – a vermicompostagem, costuma reduzir esse tempo em 50%.

Além da utilização de microorganismos mais eficientes, a tecnologia de “compostagem acelerada”, como é conhecida, regula umidade, temperatura e aeração de forma automática. O resultado são máquinas que reduzem muito o tempo de compostagem.

TG-CC-10 – Composteira  com capacidade mensal de 0.3 ton.

Há mais valor nessas máquinas do que a simples produção de composto. É o que afirma Thais Varella, Engenheira Ambiental: “O ato de destinar o resíduo orgânico e retirar composto fértil deve ser visto como um hábito angular que muda a consciência sobre o impacto de nossas ações no ambiente. A diferença é que a compostagem acelerada entrega composto em 24h e não em 2 meses, ou seja, é mais fácil entender e gostar do processo de reciclagem”.

Segundo Thais, promover a compostagem próxima da origem do lixo representa uma das ações da Economia Circular, que visa a economia de recursos com menor geração de resíduos.

Como funciona uma máquina de compostagem acelerada?

As máquinas composteiras controlam os fatores que afetam a compostagem natural, através de partes mecânicas e dispositivos de aquecimento ou umidificação. Temporizadores controlam os ciclos para que trabalhem dentro de uma faixa otimizada, e os sensores indicam a hora certa de parar.

Algumas máquinas fazem a compostagem como é na natureza: estimulam a rápida proliferação e atividade de microorganismos.

Essas máquinas dependem da inserção rotineira de cepas ou inóculos, contendo uma amostra dos microorganismos decompositores. Geralmente os ciclos são mais longos e o tipo de resíduo é mais restrito. O resultado final é, porém, um composto rico, prontamente utilizável pelas plantas.

O resultado final é um composto homogêneo, bem degradado, mas não com as mesmas propriedades do composto produzido diretamente pelos microorganismos. Pode-se utilizar este composto nas plantas, mas devemos permitir mais tempo para que seus nutrientes sejam disponíveis para as plantas.

Composting is an alternative to landfilling

Municipalities could avoid spending if there were more composting initiatives for organic waste and could reuse fertile material for landscaping or agriculture.

    Chinese (Simplified)EnglishPortugueseSpanishGermanItalianFrenchThaiArabicRussian